A atividade do Coaching está muito em voga nos dias de hoje, com muitas promessas por parte das empresas certificadoras em termos de retorno financeiro e progresso profissional, com satisfação garantida.

Com certeza há no mercado muitos coaches com sucesso e satisfação, porém aprender técnicas de coaching, o que normalmente as empresas de certificação ensinam, é só a ponta do iceberg da atividade do coaching.

Antes da primeira sessão é necessário saber prospectar, confiar em si mesmo, saber fazer perguntas ao potencial cliente, e principalmente, saber valorizar e vender o projeto de coaching.

Saber colocar um valor em um produto ou serviço é uma habilidade das pessoas que possuem um paradigma de pensamento Utilitário, pessoas que pensam em termos de custo benefício e retorno sobre investimento.

É comum encontrar pessoas Utilitárias nas atividades de vendas e empreendedorismo.

A atividade do coaching é altamente empreendedora, envolve conhecer o mercado, os clientes potenciais, montar um planejamento, estruturar um produto e principalmente, vender a si mesmo, muitas vezes sem o apoio de uma marca forte ou muitos anos de experiência no ramo e sem uma estrutura formal para suporte do negócio.

Sair do curso de formação de coaching com muito entusiasmo e pensamento positivo pode não ser o suficiente para se ter sucesso na atividade, é necessário muito mais do que isso. Há uma diferença grande entre entender de coaching e ter sucesso como coach.

Ter sucesso como coach envolve uma atitude empreendedora, que vai muito além de um padrão comportamental agressivo, ousado e carismático.

Uma atitude empreendedora não está relacionado a padrões comportamentais, mas sim com paradigmas de pensamento.

Ao ir atrás de autoconhecimento para obter mais sucesso, o coach deve ir além de uma análise de perfil comportamental, é importante conhecer seus motivadores, o que lhe dá prazer e paixão e investigar o seu grau de utilitarismo.

Buscar ferramentas de assessment que mensuram esta dimensão pode ser o elo que pode faltar entre o entusiasmo do último dia do curso de coaching e o sucesso visualizado durante todo o treinamento.

Este pode ser um primeiro importante passo para que o coach perceba que o sucesso de seus coaches podem estar além de uma análise de perfil comportamental.

Autor: Alexandre Ribas